SANTAS MISSÕES

ORAÇÃO PELAS SANTAS MISSÕES POPULARES

Pai Santo,
Obrigado pelo Jubileu de Ouro desta Paróquia, que deu origem a
todas as outras Paróquias de Sobradinho.
Obrigado pelas muitas pessoas que aqui passaram fazendo o bem.
Que as SMP sejam um tempo especial de transformação e conversão para todos.
Jesus, Mestre e Senhor, queremos te conhecer mais de perto para te amar, seguir e testemunhar a todos, dando assim sentido verdadeiro à nossa vida.
Divino Espírito Santo ilumina nossa mente, aquece nosso coração, para transformar nossas Paróquias em comunidades vivas e unidas.
Que elas sejam eclesiais, ministeriais, proféticas, missionárias, indo ao encontro de todos, especialmente da juventude, das pessoas afastadas, dos pobres e necessitados.
Dá-nos força e sabedoria para construirmos juntos, aqui em Sobradinho, uma sociedade justa e fraterna, sem violências e sem divisões, cuidadosa com a natureza, casa de todos.
Virgem Santa, Senhora de Fátima, Mãe dos Migrantes, protege junto com Bom Jesus os nossos passos na caminhada da paz.

Amém! Assim Seja!

  
OBJETIVOS DAS SANTAS MISSÕES POPULARES


1. Objetivo Pessoal: Dar sentido a vida.
Cultivar juntos a espiritualidade do seguimento de Jesus de Nazaré através do estudo do evangelho, para dar sentido verdadeiro à vida

2. Objetivo Eclesial: Rede unida de grupos e comunidades.
Transformar cada vez mais as nossas paróquias em redes unidas de grupos e comunidades . Que elas sejam eclesiais , acolhedoras, missionárias, proféticas, indo ao encontro de todos, especialmente da juventude, das pessoas afastadas , dos pobres e dos necessitados.

3. Objetivo Social: Vida solidária e dignidade para todos
Trabalhar unidos em mutirão para que cresça em Sobradinho uma sociedade justa, sóbria, fraterna, cuidadosa da natureza, casa de todos, sendo assim, cada vez mais, a cidade da paz e da vida.





------------------------------------------------------------------------------------------------------



SANTAS MISSÕES POPULARES
Em busca da definição



Pe. Daniel Higino Lopes de Menezes

            Aproxima-se a data do primeiro retiro. Muitos se perguntam o que são as Santas Missões Populares (SMP). Alguns acolhem com muita esperança e entusiasmo, outros com certa suspeita se essa experiência dará certo. O poeta canta “é festa de Deus, é festa do Povo”. O que acontecerá em nossa paróquia nesse ano jubilar e nos próximos? O convite nesse tempo consiste em assumi-lo como tempo de graça e fé. Atitude exemplar aprendemos de nossa padroeira mãe de Jesus: “Seja feita a vossa vontade”. Deixemos o Espírito Santo impulsionar as nossas ações, pensamentos e coração para acolhermos a novidade e fazer acontecer em nossa cidade a manifestação alegre e festiva de Deus que conduz a nossa história.

           Pe. Luís Mosconi, no livro a respeito das SMP, para definir o que estas são, trata daquilo que não são. As Santas Missões Populares não são:

a) "Uma simples nova técnica pastoral;
b) Um trabalho pastoral paralelo, a ser acrescentado em nossas agendas já lotadas;
c) Uma mexida qualquer, sem rumos e objetivos;
d) Uma espécie de pesquisa religiosa para saber quem é batizado, casado, quem frequenta a Igreja, quem paga o dízimo;
e) Um conjunto de palestras para corrigir erros ou divulgar normas morais;
f) A solução mágica de todos os problemas;
g) Uma espécie de supermercado de produtos religiosos com promoções especiais;
h) Um conjunto de ritos e práticas religiosas com muita gritaria e barulho"

     Assim não sendo, definimos como:
a) Tempo especial de missão. Despertar da consciência missionária da Igreja.Reforça-se nesse tempo a natureza missionária da Igreja. Não podemos reduzir a tarefa a qual Jesus chamou todo o Povo de Deus apenas aos ministros ordenados e religiosas/os. Todas as/os batizadas/os, de algum modo, recebem o convite de Deus e são enviados para anunciar a Boa Notícia do Reino de Deus. Recordamos nesse período que a Igreja de Cristo, ao restringir suas atividades apenas à manutenção das estruturas internas, estará fadada ao fracasso. Urge acolhermos o convite do Senhor e nos colocarmos em situação permanente de missão.
b) Renovação eclesial capaz de provocar a “conversão pastoral de nossas comunidades” que, segundo o documento de Aparecida, “exige que se vá além de uma pastoral de mera conservação para uma pastoral decididamente missionária” (DA 370). Em outras palavras, as Santas Missões Populares contribuem para o fortalecimento das relações pessoais, maior abertura para o diálogo, redescoberta da profecia e do serviço e a descentralização das estruturas. Torna a Igreja sempre mais dinâmica, participativa e ministerial.
c) Retiro espiritual popular. Baseia-se na espiritualidade libertadora assumida através do seguimento de Jesus, no aprofundamento dos Evangelhos, na vivência do mistério da Trindade, que suscita comunhão e participação, no compromisso com os excluídos e na abertura à manifestação do Espírito na vida da Igreja.

         As comunidades de Sobradinho serão revigoradas, fortalecidas em seu entusiasmo e seus olhos se abrirão para novas realidades. Serão as novidades desse tempo que iremos contemplar à medida que nos comprometermos com todo ardor missionário para fazer acontecer entre nós as Santas Missões Populares.

--------------------------------------------------------------------------------

Pe. Daniel Higino é vigário paroquial na paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

MOSCONI, Luís. Santas Missões Populares: uma experiência de evangelização 
voltada para o povo. 26.ed. São Paulo: Paulinas, p.29 n.2 (Coleção Igreja Dinâmica).