JUBILEU

O símbolo do nosso jubileu paroquial


Depois de muitos encontros e partilha acerca da necessidade de termos um símbolo para divulgar a celebração do jubileu paroquial, passamos a receber sugestões concretas e a proceder à escolha de um que melhor caracterizasse a nossa festa. A decisão foi tomada pela equipe de coordenação geral do jubileu e apresentada para sugestões em diversas reuniões. Enfim foi escolhido este que agora apresentamos:

O símbolo busca valorizar a riqueza da arte contida nos nossos ícones. Dois ícones foram usados numa junção.

Destacamos o ícone de N. S. da ternura à esquerda. Trata-se do ícone presente na nossa capela do Santíssimo, que apresenta Maria como Sacrário de Deus. Foi pintado pelo artista sacro Gustavo Montebello, que atualizou um ícone do século XII, de N. Sra. Da Ternura, pintado por um pintor anônimo na Grécia.

Este ícone apresenta a ternura maternal de Maria, que carinhosamente acolhe o Filho acariciando-lhe o pé com a mão direita, tendo o olhar voltado para Ele e, com a mão esquerda, apontando-o como caminho para ser seguido.

Representa uma das características da nossa comunidade paroquial: a ternura em acolher as pessoas, que deve desenvolver-se ainda mais no ano jubilar. Destaca também Maria como nossa padroeira e o sentido verdadeiro da devoção mariana: apresentar Jesus Cristo como caminho a ser seguido e levar o discípulo ao compromisso com a missão.

O segundo ícone encontra-se no centro. Foi retirado do fundo do ícone da rainha Ester, contido no quadro central, do lado direito do nosso presbitério. Ester caracteriza-se pela coragem ao interceder junto ao rei em favor da vida do seu povo que estava ameaçado de morte. O Ícone destaca a festa do povo com a revogação da sentença de morte e a alegria pela vida.
Jubileu é tempo de festa, é tempo de vida. É tempo de promover o perdão de todas as dívidas. Tempo de libertação, tempo de recuperação dos meios necessários para ter vida digna. O ícone das pessoas em festa destaca que nossa festa jubilar resgata o sentido bíblico do jubileu. Nossa festa nos compromete na promoção da vida digna para todos.

A bíblia aberta e a cruz que dela se estende, lembram-nos as Santas Missões Populares que são a alma do nosso jubileu paroquial. Com elas esperamos recobrar o ânimo e renovar nossas estruturas para continuarmos a construir uma história marcada pela fidelidade a Jesus Cristo e pelo compromisso imperativo com a vida plena para todos.

A frase que escolhemos, “É jubileu, é vida e Santas Missões Populares”, sintetiza o que retratamos com as imagens usadas na elaboração do nosso símbolo, conforme descritas acima.
-----------------------------------------------

Pe. Jeová Elias